sexta-feira, 20 de junho de 2008

O que é Vida?

O que é vida? Não achei um jeito melhor de começar esse texto do que com essa pergunta. De acordo com o dicionário vida é “existência, ato de viver”. Essa é uma definição pobre e injusta, mas não esperava encontrar muito mais que isso em um simples dicionário.
Os biólogos trabalham incansavelmente, até mesmo quando pensam estar descansando, para responder a essa pergunta. Contudo, ainda não a respondemos e ainda estamos longe disso. Resolvi escrever esse texto para tentar dar uma definição melhor do que aquela encontrada no dicionário. Não fiz isso pensando no leitor, mas em mim, que sou atormentado com essa pergunta a anos. Não espere encontrar a resposta dessa questão primordial nas poucas páginas à frente, pois não encontrará nada mais que definições e complicações. Acho que o texto a seguir servirá para atrair mais gente a essa realidade de questionamento do que para qualquer outra coisa. Apesar de breve, acho que ele vai interar o leigo ao assunto e talvez, despertando nele à vontade de pesquisar mais.



A vida parece ser algo bem ordenado e regrado da matéria, não somente baseada na idéia de passar da ordem para a desordem, mas parcialmente baseada em uma ordem existente que é mantida. Ou seja, ao contrário de uma rocha, por exemplo, o organismo vivo se mantém em um certo estado de “equilíbrio” em relação ao meio ambiente. E como ele mantém esse equilíbrio?
Um organismo por estar vivo esta em um equilíbrio, absorvendo energia do meio (alimentação, por exemplo) e utilizando para manter seu metabolismo. Mas na raiz disso, vemos que, o organismo se mantém em equilíbrio, porém, aumenta sua entropia no processo, o que o levaria inevitavelmente a morte, se ele não se perde essa entropia ao ambiente. Ou seja, o organismo vivo produz entropia, mas para manter-se vivo precisa “livrar-se” dela, para assim estar em equilíbrio. Como disse Erwin Schrödinger, nós nos alimentos de entropia negativa.

Mas o que é entropia?

Entropia é uma medida da desordem de um sistema. Ela esta intimamente relacionada com o movimento térmico das moléculas. Um exemplo disso é quando se aquece uma panela com água. Vemos que a agitação térmica das moléculas de água aumentou e com ela a desordem de todo o sistema (água), conseqüentemente aumenta sua entropia.
Resumindo didaticamente, entropia é uma tendência de que tudo tem de se tornar “desorganizado”. Tudo mesmo.


O Sistema Fechado

Pode-se entender o universo como um sistema fechado. Como diz a primeira lei da termodinâmica, aqui retratada de forma arcaica, toda a energia do universo se mantém constante, desde seu surgimento até o seu fim. É o princípio de conservação de energia. A energia que diminuir sobre dada forma, aparecerá com a mesma quantidade de energia sobre outras formas. Isso é possível porque o universo é um sistema fechado, ele não perde energia e nem matéria para um outro meio. Porém, não deve-se confundir. O universo é um sistema fechado que mantém sua energia constante, contudo, a energia potencial do sistema está diminuindo com o tempo e sua entropia aumentando. Seguindo esse raciocínio o universo está decaindo, Chegará um momento em que as estrelas se apagarão e até mesmo o movimento individual das moléculas cessará. Isso é inevitável. E junto com isso, virá o fim da vida, que depende de energia no sistema para se manter.

O Organismo Como Sistema Aberto

Ao contrário do universo, os seres vivos são sistemas abertos, que interagem com o meio. Continuamente, estão despendendo grandes quantidades de energia para manter a ordem.
Explicando a expressão de “Entropia negativa”, entende-se como uma medida de ordem. Um organismo se mantém em um estado “estável” de ordem (nível razoavelmente baixo de entropia) absorvendo ordem do meio ambiente. “Na verdade, no caso de animais superiores, conhecemos bem o tipo de ordem da qual se sustentam, ou seja, o estado extremamente bem ordenado da matéria em compostos orgânicos mais ou menos complexos que lhes servem de alimento. Depois de utilizá-lo, devolvem-no em uma forma muito degradada – não inteiramente degradada, todavia, pois plantas ainda podem usá-lo. Essas têm na luz solar seu fornecimento mais potente de ‘entropia negativa’” diz Schrödinger.
Ou seja, o fluxo de energia é a essência da vida. Pode-se entender uma célula como um sistema complexo de conversão de energia. Um ecossistema, ou a biosfera é determinado pela troca de energia que ocorre entre grupos de organismos dentro dela, compondo assim um conjunto de partes que se inter-relacionam para assim manter-se viva. Um sistema.
Parte de um sistema é uma porção deste que se reflete nela



Conclusões

Tentei me entender nas linhas que acabei de escrever, de por em mãos o que aprendi nos últimos meses. Percebi que pouco escrevi sobre tudo o que aprendi, pois à medida que escrevia percebia que tudo que havia aprendido era pouco (acho que falo por toda a humanidade). Tentei, mas acho que perdi para o dicionário.


Um comentário:

Eduarda Petry disse...

Acerca da vida, eu, como poeta, só tenho uma resposta: Vida é tudo, e é nada. Todas descrições são corretas e erradas. Porque cada vida tem um significado único. Vida é eu, vida é você.

Muito bom! Parabéns!
=)